top of page
LOGO TIPO ABD.png
Solicite seu orçamento

Pesos padrões e suas classes, segundo a OIML

  • Abdias Barbosa
  • 22 de jul. de 2024
  • 1 min de leitura

ree

Os pesos padrão, utilizados para calibrar balanças e para calibrar outros pesos padrão, são classificados segundo seus erros pela Recomendação Internacional da OIML 76 – Instrumentos de Pesagem não Automáticos de 1992, em 7 classes: E1, E2, F1, F2, M1, M2 e M3, onde E1 é classe de menor erro e de maior qualidade e M3 a de maior erro e de pior qualidade. OIML é a Organização Internacional de Metrologia Legal.

Existe também outra classificação (menos utilizada para pesos padrão) pela ASTM – Sociedade Americana de Testes de Materiais, que são: Classe 0, Classe 1, Classe 2, Classe 3 e Classe 4, sendo a Classe 0 a classe de menor erro, ou seja, a de melhor qualidade e a Classe 4 a de maior erro e de menor qualidade.



ree

Os pesos de E1 até F2, são construídos em aço inox e os de classe M, são normalmente fabricados em ferro fundido.

Recentemente foram publicadas novas portarias para Balança (Portaria 157:2022) em substituição a Portaria 236:1994 e para Peso Padrão (Portaria 289:2021) para substituir Portaria 233:1994.

Quando o uso e manuseio dos pesos padrão não são adequados, uso sem pinça, luvas, com choques frequentes entre os pesos, a contribuição para incerteza chamada de (Deriva), que é a diferença da calibração anterior, menos a calibração atual, será certamente a maior fonte de incerteza na calibração de uma balança ou de um peso padrão, e vai difícil de lidar com estes números que podem ser altos.  


 
 
 

Comentários


bottom of page