Validação do certificado de calibração
- Abdias Barbosa
- 22 de jul. de 2024
- 1 min de leitura

1.0 - Validação de Certificado de Calibração
Depois de qualificar o seu provedor de serviço, vem a realização dos serviços e aí tem uma outra etapa que ainda causa problemas, que é a interpretação do certificado, aprovação e sua consequente validação, caso todos os dados e resultados estejam bons e ou adequados ao seu processo, ou a reprovação deste documento.
1.1 – O que Analisar num Certificado de Calibração?
Um certificado de calibração, precisa conter algumas informações obrigatórias e portanto, necessárias à sua aprovação, por exemplo:
Um título e um número (este último único, não se pode repetir);
Símbolo da acreditação da CGCRE (quando acreditado RBC ou RBLE) ou mesmo uma referência à alguma certificação, por exemplo ISO 9001, ISO 14.000 etc.
Dados do cliente, tais como razão social e endereço;
Dados do equipamento em calibração, tais como marca, modelo, identificação (número de série ou tag), classe, capacidade, resolução etc.;
Rastreabilidade ou Padrões Utilizados, com identificação do padrão, empresa que o calibrou (é fundamental que esta seja acreditada RBC e você enxergue o símbolo da CGCRE (RBC) neste certificado, número desse certificado e data da calibração e validade da calibração;
Condições ambientais, como temperatura ambiente, a umidade ambiente, e para algumas grandezas (balanças, volume, pressão, força etc.), é necessário também a pressão atmosférica.
Procedimento e método de calibração utilizado;
Responsável, e data pela calibração;
Tabela de resultados, com (VN) Valor Nominal, (VR) Valor de Referência, (VMO) Valor Médio do Objeto, (E) Erro, (U) Incerteza Expandida, (k) Fator de Abrangência e (Veff) Graus de Liberdade Efetivos. Observações, com informações complementares.
Assinatura e responsável pelo certificado;





Comentários